Sem mais delongas, vamos começar com a descrição da carta:
*Draw 1 card, then your opponent gains 1000 Life Points.
*Compre 1 carda de seu Deck. Aumente os Pontos de Vida de seu oponente em 1000 Pontos de Vida.
Efeito simples, tranquilo, sem problemáticas na interpretação... Não tem como errar, é o famoso "seis por meia dúzia" certo?! ERRADO!
Vamos começar a responder as perguntas:
Quando usar?
R.: O melhor momento para se usar a Upstart Goblin é dentro de um formato de controle, (guarde este termo pois será o tema da minha próxima postagem) ou seja, onde os decks priorizam mais a solidez de suas cartas do que a capacidade de avanço rápido de seu deck, característica padrão de decks de agressão. Outra característica favorável ao uso da Upstart Goblin em um formato de controle, é uma menor relevância no fator Life Point. Em um formato de agressão, onde "OTKs"
são frequentes, não é recomendado você utilizar efeitos que darão vida ao seu oponente;
Este formato é bom para a Upstart Goblin?
R.: Pode ser que sim. Com a queda de decks muito agressivos como o Nekroz e o Shaddoll, decks de controle como o Majespecter e o Psy-Frame terão mais espaço para jogar, porém duvido um pouco que ela seja uma carta presente nestes decks. Ela provavelmente aparecerá em Builds de decks "Rogue" como Ritual Beast, Six Samurai e etc.
Por que usar?
R.: Para acessar mais rápido cartas chaves para o funcionamento do seu deck, como por exemplo o Kagemusha no caso do Six Samurai.
Como usar?
R.: Está é a pergunta mais complexa de responder. Para isso terei de dividir a resposta dois tópicos:
1 - Em decks "Control" ou Aggro Control": Decks como o Satellar, (Aggro Control neste formato) e Gravekeeper (Control) possuem uma determinada característica em comum: Criam seus campos a partir de efeitos simples geralmente graças a cartas sólidas como a Deneb, o Spy e o Recruiter. Elas sozinhas são capazes de manter a engrenagem do deck "rodando". Logo, você vai querer usar a Upstart na sua mão após a realização do efeito destas cartas, o que muitas vezes lhe garantirá o saque de uma carta defensiva, como uma Trap. Em resumo, em um deck de Control/Aggro Control é mais interessante na maioria das vezes, você ativar a Upstart Goblin após utilizar todos os efeitos de busca da sua mão.
2 - Em decks "Aggro": Nesse caso a coisa fica mais relativa. Vai depender da orientação do arquétipo, qual problema você está tentando solucionar e qual mão que você abriu. Em decks como o Cyber Dragon, você busca o máximo de cartas possíveis para executar um OTK daqueles que tiram Life Points suficientes pra vencer 3 matchs! Logo o fator negativo dos "1000 pontos" geralmente se torna um tanto irrelevante. Nestes casos, o ideal é dar a Upstart Goblin o mais rápido possível, mesmo antes de queimar os buscadores da sua mão, já que não há como ter certeza da carta que você comprará, você não pode se dar ao luxo de executar o seu combo com uma carta a menos na mão.
Estranho não?! Pois é, mas quando você abre uma Upstart na mão inicial de um deck agressivo de combo voltado para OTK, essa Upstart se torna uma carta "negativa" na sua mão!
Suponhamos que você jogue de Nekroz Pós lista. O deck atual tem problemas graves de consistência e fragilidade. Antes da lista, o estilo de jogo, a mecânica do arquétipo e o formato do Meta-game não permitiam o uso da Upstart por inúmeras razões: A já citada relevância do Life Point, o enorme número de "searchers" que o deck possuía e a falta de interação que ela causava com essa "engine" de busca que era padrão do deck. Atualmente, o deck perdeu DEZ cartas que efetuavam vantagem! São elas os dois Brionacs, os dois Unicores, os dois Shurits, os dois Reinforcement of the Army e as duas Preparation of Rites! Convenhamos que qualquer deck que venha a perder 1/4 de suas cartas vai apresentar problemas de consistência! No caso do Nekroz é ainda pior, pois improvisações como Instant Fusion/Noden, Performages e Gishki vão na contramão do conceito de "add cards" do arquétipo.
Ainda assim, imaginemos o seguinte cenário:
Seu adversário faz o turno 1 jogando uma Deneb, adicionando Altair e "setando" uma carta. Sua mão inicial contém: Upstart Goblin, Mystical Space Typhoon, Unicore, Clausolas, Decisive Armor e você comprou um Hat Tricker. O que você faria?
Atacar a solitária spell/trap com o Typhoon é o óbvio, mas você deixaria para dar o Upstart Goblin depois do seu último Search, que seria o Arc Light enviado para o cemitério para invocar o Unicore ou arriscaria a Upstart antes de ativar o Kaleido? Por incrível que pareça, ativar a Upstart após o search do Clausolas e antes do Summon do Unicore será mais proveitoso! Pois lhe dará mais cartas para tramar seu combo, aumentando as suas chances de "criar" com suas seis cartas ao invés de ter que se virar com as três restantes depois do Summon do Unicore. Ativar a Upstart após o Unicore significa que você escolheu uma carta as cegas pelo Search do Arc Light, que provavelmente seria o Brionac por ser o buscador universal do deck. Se você comprasse logo após um Valkyrus ou algo assim, sua melhor opção seria descer o Hat Tricker e embaralhar a Deneb no deck com o Castel, ou bater e fazer no turno seguinte um controle de campo com Unicore/Decisive/Valkyrus.
Por outro lado, dar a Upstart antes de tudo ou até mesmo após o search do Clausolas pode mudar completamente o seu jogo. Se você comprar um Valkyrus, já terá como planejar com antecedência a jogada descrita acima e "improvisar menos", se comprar um Senju/Manju, você poderá encaminhar o seu jogo para um OTK! Se comprar uma carta ruim, poderá administrar os recursos na sua mão para evitar queima-los de forma precipitada.
Duvida que o deck ainda faz OTK? Então senta ai, pega um suco de laranja que vou descrever a jogada!
- Main 1: Tufão cego na spell/trap. Clausolas buscando Kaleido, Upstart (
- Battle Phase: Ataque com tudo e ative o efeito do Decisive no Unicore ou no Trishula. Dano: 8500.
Mas Léo, e os 1000 do Upstart? Acha que esqueci?! Tem mais!
- Main 2: Cowboy em defesa (
Então, como vocês puderam ver, o uso de cartas como Upstart Goblin não são tão óbvios assim! Jogar qualquer carta de maneira consciente, até as mais simples e banais geralmente definem a diferença entre vitória e derrota!
Bom pessoal, isso é tudo por hoje!
Léo Lyra,
Membro do Programa de Juízes da Konami e não tão sobrevivente da Ban List assim...
Nenhum comentário:
Postar um comentário