Fala Galera!!!!
Como muitos sabem, dia 09 de novembro estará efetiva a nova banlist, e devido as mudanças drásticas na banlist, teremos um meta game novo e completamente diferente do anterior.
Primeiramente gostaria de falar que essa banlist serviu para a konami vender a nova coleção Dimension of Chaos, pois agora o novo deck: Majespecter estará entrando como provavelmente um deck Tier 1 (para quem não sabe o que é um deck Tier 1, Tier 1 significa que esse deck estará jogando de igual pra igual com outros decks fortes do meta game por exemplo o Satellarknight).
Então aqui eu gostaria de fazer uma pequena listagem dos novos decks e também dos antigos, que jogarão nos próximos torneios, principalmente o YCS de São Paulo que será realizado no dia 28 e 29 de novembro.
Satellarknights
vamos começar falando sobre o mais antigo deck da nossa lista que ainda esta no meta, juntamente com o imortal Burning Abyss.
o Satellar como é conhecido, consegue ser um dos decks mais chatos da lista, com a capacidade de fazer xyz usando 3 monstros, além de geralmente ter uma line-up entupida de Traps.
os pontos fortes do deck são bem lembrados nas Matchs dele contra decks como o próprio BA, ou o falecido Shaddoll e até mesmo Nekroz, um deck com um boss monster capaz de sozinho acabar com o jogo inteiro do Burning abyss e do Shaddoll, falo é claro do Stellarknight Constellar Diamond, alem dele, a barreira quase intransponível de traps como Fiendish Chain, Breakthrough Skill e Stellarnova alfa, fazem com que o Nekroz como qualquer outro deck, tenha muita dificuldade em realizar suas jogadas, agora por que falar de todos esses decks que foram enterrados pela banlist? vamos falar da relação dele com os outros decks, o Satellar pode rodar no deck cartas flood gate que podem acabar com o jogo de muitos decks, em especial, o Satellar pode usar tanto Thunder King Rai-oh como a trap Mistake e sua nova counterpart Mistaken Arrest, em outras palavras decks que dependem de adicionar cartas pra mão (vide Majespecter) terão uma partida extremamente complicada contra o satellar, alem disso apesar de depender muito do cemitério e por isso ser relativamente fraco contra Infernoids, o Satellar pode também fazer uso da trap imperial iron wall para acabar com o jogo do deck,
a matchup mais difícil dele ao meu ver pode ser o Kozmo, um deck com capacidade de OTK imensa e capaz de fugir de targets de efeitos por remover seus monstros fracos e dar lugar a novos monstros mais fortes imunes a targets.
por fim embora o satellarknight tenha perdido duas ROTA do seu main deck, ele ainda é um deck perfeitamente capaz de jogar no meta, se levarmos em consideração que a lista deixou passar o deck campeão mundial tirando apenas 2 ROTAs, poderia ter sido muito pior !!
Burning Abyss
Falando de decks que não morrem, o Burning Abyss com a line-up também cheia de traps esta por ai, forte como sempre, embora a lista tenha atacado o Mathematician, o Graff e Cir, eu pessoalmente não vejo muito enfraquecimento no deck, e sim uma redução na capacidade de sobreviver a jogos longos que o BA possuía, convenhamos, quem já jogou em torneios contra BA sabe, o deck é capaz de segurar uma única partida até os turnos.
agora apenas com um Graff e dois Cir o deck esta relativamente mais fraco, mas isso não impede o potencial do deck de botar 3 dantes na mesa e destruir o oponente como ele sempre fez.
Bem, outra parte relevante do deck é a line-up de até 21 traps, que aparece em inúmeras decklists, novamente isso pode dar trabalho para decks que dependem de efeitos como o próprio Tellar ou o Kozmo.
por fim devemos lembrar que o BA também é conhecido por usar 2 ou mais Mistaken arrest no side e é claro a incrível apelação de não um, não dois mas sim TRÊS Majesty's Fiends em seu side! Isso é capaz de fazer da vida de qualquer player que dependa de efeitos de monstro a.k.a Psy-Frame um inferno!!!
Infernoid
O terceiro deck da nossa lista é um deck que esta ai a muito tempo, porém só agora tivemos a honra de ver o verdadeiro potencial do deck, o Infernoid tem aquela habilidade de remover os monstros do cemitério do oponente a qualquer hora, o que naturalmente já é um pé no saco, fazendo com que qualquer Call of the Haunted que você use torne-se inútil, e que cada target que você faça no campo dele vire menos 1 no seu grave, alem disso seus "Boss Monsters" tem efeitos os efeitos de "Nukar" qualquer spell e trap e negar efeitos de monstros (Deviaty) ou destruir todos os monstros e negar spells e traps (Onunco), a capacidade do deck de enviar cartas úteis pro grave pelo meio da Reassoning é incrível!! principalmente com o novo Infernoid Decatron, quando você joga contra Infernoid, o deck dele é o cemitério, la você encontra Galaxy Ciclones, Breakthough Skills e além disso todo um exercito de monstros preparados para baterem duas vezes ou removerem cartas de campo, alem disso o game 2 contra Infernoid costuma ser um inferno, pois primeiramente, o deck já possui um trio de Mistakes esperando por você no side, alem disso os players costumam Sidear cartas com efeitos irritantes como Chaos Hunter na Mirror Match, ou como usavam antigamente, Mischief of the Gnomes capaz de mudar os Níveis de tudo no maldito jogo, porém o deck tem uma fraqueza em especial, ele depende de remover monstros para poder realizar suas jogadas, então o melhor side contra o deck se torna o Artifact Lancea que sozinho obriga o oponente a ter um turno a menos, outro side interessante é o Retaliating "C", imagine a cara do seu oponente quando aquela Reasoning linda que ele ativou acabou de fazer com que ele perdesse o jogo.
Psy-Frame
O deck da FAMA, apesar de poucos aqui no Brasil possuírem esse deck no atual momento, o deck é relativamente bom, e chato demais de se enfrentar, mas por ser um deck reativo ele depende de outros meios para poder jogar, caso seu oponente resolva não fazer absolutamente nada, é ai que entram diversas mecânicas como por exemplo a mecânica dos Yosenju, ao meu ver, a melhor delas, enfim o deck é capaz de interromper praticamente tudo, desde uma summon até um ritual pelo efeito do Psy-frame omega, mas por ser um deck que resolve todos os efeitos na mão, algumas cartas de side são fatais para o deck, por exemplo a esquecida Mind Drain, ou até mesmo o adorado Maxx "C"
outro problema do deck, é a Vanity's Emptiness, não apenas a Vanity do oponente mas a sua própria!!
muito cuidado para não se travar usando suas próprias cartas, por último, o Psy-frame é um deck relativamente caro para se jogar, porém é bem compensador se for montado de maneira correta pois muitos players ainda não estão acostumados com o estilo de jogo do deck.
Kozmo
A capacidade de OTK do deck é muito grande, visto que um simples peidinho de 1500 na sua vida pode virar um OTK de uma hora pra outra, alem disso os monstros Boss do deck são imunes a target e destroem cartas quando são invocados.
Com os novos suportes teremos um monstro defensivo fortíssimo, a Kozmoll Wicked Witch com 1900 de atk e praticamente indestrutível por 1000 pontos de vida, um recycle com o Kozmo Strawman capaz de reciclar Farmgrils e naves, um Equipamento que aumenta o potencial do OTK do deck e por fim, nada mais nada menos que uma super nave com 3000 de ATK capaz de ser invocada especialmente e quando destruída invoca outra um pouco mais fraca.
para ajudar o deck a concretizar seu plano temos aqui o babaca numero 1 dos monstros light, o Honest e junto dele o Juragedo (meu deus que bicho é esse, coisa horrível).
O Kozmo é um deck quase imparável, porem com um pouco de esforço, podemos impedir que as Farmgirls entrem em campo ou que elas façam seus efeitos, apenas precisamos lembrar de Fiendish Chains ou Breakthrough Skill, e do esquecido Effect Veiler, ou da própria Vanity presente em todos os decks do meta game.
Majespecter
Por fim os bichinhos bonitinhos com efeitos apelões e uma hype incrivel!!
imunes a target, e destruição por efeitos de cartas. O que dizer desse deck que mal conheço e já considero pakas?! O Majespecter tem a capacidade de perdurar no campo, adicionar todo o tipo de spell, trap, monstro e etc do deck, soa familiar? kkk, e alem disso são Pendulum, esse deck é um dos motivos pelo qual a Eccentrick Archfiend e o Dracoslayer estão tão caros, a Eccentrick Archfiend soluciona um defeito do deck, sua fraqueza contra Spells e Traps Flood Gates como Mistake e Poisonous Wind, visto que suas Spells e Traps só afetam monstros, e o Dracoslayer faz com que o deck rode mais rapidamente. além disso o deck tem uma certa dificuldade em lidar com monstros com ATK muito alto que não podem ser targetados como por exemplo o já falado Dark Destroyer.
Cartas muito comuns contra eles são: as já faladas Poisonous wind e Mistake, alem delas Anti-Spell Fragrance, e Mistaken Arrest, alem disso uma Synchro Summon de um Naturia Beast pode acabar com um terço do deck por si só.
Menções Honrosas:
Masked Hero
o deck ainda esta por ai, e num formato onde muitos decks adicionam cartas para mão ou mandam cartas para o cemitério, o Dark Law pode ser simplesmente devastador.
Nekroz, Shaddoll e Qliphort
mesmo com a Lista, é possível que algum jogador inteligente possa encontrar alguma maneira incrível de jogar com esses decks, nunca se sabe, mas podemos estar prestes a ver um deck de Nekroz como nunca visto antes, ou um hibrido de Nekroz Shaddoll ou até mesmo um Shekkinaga/Winda Control
Performage And Pals e Clownblade
O deck Tier 0 do OCG pode dar as caras numa versão Beta nesse formato, porém será bem difícil, pois temos muitos decks completos competindo e pouco espaço para um deck que ainda não possui todos os suportes necessários para ser implacável,
além disso sua versão anterior esta por ai jogando como sempre, o clownblade pode não ser tão popular mas não é uma má escolha para torneios!!
Bem, isso é tudo por hoje, no próximo post pretendo falar sobre escolhas apropriadas de Side Deck para o Próximo formato!!!
Abraços e Boa noite a todos!!
André Courrege, Jogador do Meta desde 2010 e Sobrevivente da Banlist
Nenhum comentário:
Postar um comentário