Olá a todos!
Bem, hoje vim falar de um assunto que causa dúvidas em muitos jogadores. Chains DURANTE a Battle Phase.
Nesse primeiro post vou trazer os princípios básicos que precisamos saber antes de entrarmos na parte mais densa e complexa das regras.
Nesse primeiro post vou trazer os princípios básicos que precisamos saber antes de entrarmos na parte mais densa e complexa das regras.
Vamos lá, primeiramente vamos abordar as Chains!
Como vocês devem saber, as chains ocorrem quando uma carta ou efeito é ativado e outra carta ou efeito é ativado em resposta.
Chains são compostas por duas partes, ativação (Activation) e resolução(Resolution).
Na ativação, é quando as cartas ou efeitos são ativos e os custos dessas ativações são pagos. Tudo que vem antes do ponto e vírgula (;) é o custo da carta, o que vem depois é a resolução, caso não haja ponto e vírgula a carta não tem custo
Exemplo: Ativar a carta Karma Cut, descartar uma carta e selecionar um monstro como alvo.
Na resolução, é quando os efeitos acontecem.
Exemplo: Karma Cut banir o monstro e qualquer outra cópia desse monstro no cemitério do adversário.
Exemplo: Karma Cut banir o monstro e qualquer outra cópia desse monstro no cemitério do adversário.
Com isso claro vamos as questões da ativação. Uma carta só pode ativar se tiver as condições corretas de ativação, por exemplo Call Of The Haunted não pode ser ativa se não existir um monstro no grave que possa ser Special Summon.
Bem, sabendo disso, vamos para a Battle Phase.
A Battle Phase é composta de 4 passos ou Steps, o Start Step, o Battle Step, o Damage Step e o End Step.
A Battle Phase é composta de 4 passos ou Steps, o Start Step, o Battle Step, o Damage Step e o End Step.
O Start Step é logo que ela começa, é meio que uma Stand-By da Battle Phase, e que se nada for declarado, ele passa direto.
O Battle Step é quando os monstros estão aptos a declarar ataques, entretanto, você só saí desse Step quando ou vai resolver uma batalha, ou quando encerra a Battle Phase. E é nesse Step que cartas que respondem a ataques ativam.
O Battle Step é quando os monstros estão aptos a declarar ataques, entretanto, você só saí desse Step quando ou vai resolver uma batalha, ou quando encerra a Battle Phase. E é nesse Step que cartas que respondem a ataques ativam.
Exemplo: Um monstro declara ataque e o oponente ativa Mirror Force.
O Damage Step é quando monstros face down são flipados para se descobrir a defesa deles, é quando é feito o Cálculo de Dano, que vai determinar qual monstro vai ser destruído e quanto de Dano cada jogador vai receber, e é quando efeitos de flip ou efeitos de grave de monstros que tenham sido destruídos em batalha se resolvem.
Exemplos: um Shaddoll Falco é flipado e resolve seu efeito fazendo um Special Summon de um outro monstro Shaddoll do cemitério para o campo virado pra baixo em defesa.
Um Graff, Malebranche of the Burning Abyss é destruído em batalha e faz o Special Summon de outro monstro Burning Abyss do deck.
No End Step é quando você está saindo da Battle Phase, ou seja, prosseguindo pra Main Phase 2.
Bem, agora com o básico em mente podemos abordas as Chains DENTRO da Battle Phase no próximo post.
Até lá pessoal.
Vinícius Weinschütz, membro do programa de juízes da Konami.
Até lá pessoal.
Vinícius Weinschütz, membro do programa de juízes da Konami.
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