Fala Galera!!!
Continuando nossa passagem pelo Meta-Game semana passada falamos sobre Staples e Semi-Staples, hoje falaremos sobre Vantagem de Cartas tanto do Campo, Mão e Cemitério.
Primeiramente vamos falar sobre o que é e por que a vantagem é tao crucial para alcançar a vitoria na sua partida, para isso quero lembrar a todos de um amigo nosso que não estará mais presente depois do dia 09 de novembro, é claro que estou falando do Evilswarm Exciton Knight.
Engraçado como a Banlist está presente em praticamente todos os posts, pois esta existe por um motivo: Ela esta aqui regulando decks "apelões", muitos deles fazem um abuso excessivo da vantagem de cartas, por isso o efeito do Exciton é tão poderoso, pois ele tem a capacidade de igualar o jogo e punir seu oponente por ter muitas cartas, assim como o Nekroz of Trishula pune seu oponente pela vantagem de mão.
Imagine uma guerra, nela é obvio que o exército com maior número de soldados e com mais armamento tem mais chances de ganhar, esse foi um dos motivos pelo qual na metade do milênio passado, os exércitos mudaram de um exército mercenário pago, para um exército formado por Civis, a partir dai, as guerras nunca mais foram como antes.
O que isso tudo tem a ver com o jogo? É bem simples, quanto mais recursos você tiver, mais você poderá usar contra seu adversário, e além disso, caso alguma estratégia dê errado ou seu campo seja eliminado, você ainda terá como remontar seu campo.
Muitos dos Meta Decks lidam com essa teoria, tanto por vantagem de mão quanto campo ou Cemitério.
Vantagem de Mão:
Bem, vejamos, a vantagem de mão talvez seja das 3 a mais importante, pois é la que todos os seus recursos estão guardados, pense nela como um depósito seguro de armamentos, que podem ser requisitados conforme a situação pede, por isso cartas como o Maxx"C" são muitos usadas no Meta-Game, pois ao tirar proveito das jogadas do seu oponente, você consegue adquirir uma nova gama de recursos que estarão protegidos na sua mão, a menos que algum efeito as atinja, porém não são muitos estes efeitos, e mesmo estes, não são tão potentes.
Vasculhando a Banlist, você pode encontrar algumas cartas interessantíssimas e com efeitos de deixar o queixo cair, mas entre elas estão algumas cartas que a principio não parecem tão potentes. Elas são: Forcefull Sentry, Delinquent Duo, Confiscation e Trap Dustshoot. Comparando o efeito dessas 4 cartas com efeitos de cartas como Card Destruction e etc, elas não parecem tão fortes assim, porém todas elas tem algo em comum, elas te permitem espionar os armamentos de seu oponente e ainda por cima "sabotar" sua base por eliminar uma carta de sua mão, e de sua própria escolha! A carta Delinquent Duo, por exemplo, lhe permite até mesmo roubar duas cartas!!!
Por outro lado, alem de cartas que roubam cartas do seu oponente temos cartas que trazem recursos a mais. Quem jogou o Meta-Game de 2013 entre o meio do ano e o Campeonato mundial se lembra de dois decks apenas, falo dos eternos rivais Dragon Rulers e Spellbook, e nas suas decklists nós víamos sempre as mesmas 3 copias de duas cartas que estão na atual banlist, a primeira é uma carta muito antiga e para falarmos dela devemos voltar ao booster Legacy of Darkness.
A carta Super Rejuvenation não parecia muita coisa quando foi criada. Nunca teve um bom uso pelos jogadores, pois o único jeito de aproveitar ela seria com alguns tributos ou descartes de dragões e num jogo relativamente lento isso significava apenas um ou dois draws por turno, porém tudo mudou quando com o Dragon Rulers em que todo o turno um jogador poderia descartar até oito cards de dragão e ainda por cima tributar até dois monstros, isso significava que, com essa carta o jogador poderia facilmente dar vários draws. Por ser uma mágica rápida e sem limite de ativação por turno, assim que você comprasse outra cópia dessas na sua end phase, você poderia ativar ela e comprar de novo o mesmo número de cartas.
Similar ao efeito da Super Rejuvenation era o efeito da Spellbook of Judgement. Diferente de sua counterpart dos Dragon Rulers que foi brilhar apenas anos depois de seu lançamento, o Judgement teve proveito imediato assim que lançado no booster Lord of the Tachyon Galaxy, seu efeito é um exemplo de que a Konami as vezes faz cartas apenas para bani-las depois! A vantagem da Judgement era tão grande que todo o turno o jogador de Spellbook podia adicionar até 7 cartas para a mão e invocar qualquer monstro de nivel 7 ou menor direto do deck! Ainda por cima o Spellbook of Judgement era buscado pela maioria das cartas do deck, e sua sinergia perfeita com o deck faziam com que uma simples ativação do Judgement no seu turno lhe desse a vitoria.
A vantagem absurda de mão garantiu um espaço na banlist para essas duas cartas, onde elas devem ficar presas para todo o sempre, mas guarde essas duas cartas e seus respectivos decks pois voltaremos a falar deles ainda nesse post.
Vantagem de Campo
Imagine o seu exercito de novo, agora que já falamos sobre o seu Arsenal, devemos falar sobre o Front de Combate, o Campo, neles os soldados armados com a ultima palavra em tecnologia tem mais chances de ganhar a guerra, eis um motivo pelo qual os Meta-Decks estão num patamar mais elevado que os rogue decks (quem não está familiarizado com o termo, um rogue deck é um deck fora do meta como por exemplo o Blackwing no metal atual), alem disso o exército que consegue repor as perdas com mais facilidade que o outro, consegue ganhar território bem mais rápido, é ai que a vantagem de mão se conecta com o campo, vocês lembram que eu falei que na mão suas cartas estão protegidas? Bem no campo a historia é outra, existem toneladas de efeitos capazes de limpar o campo todo sozinhos como o synchro Black Rose Dragon, além disso os monstros podem ser destruídos por batalha e se não for possível repor pelo menos parte do campo, você estará perdendo território e eventualmente será derrotado.
É aqui que voltamos aos Meta-decks, a capacidade de fazer vantagem que os meta decks possuem, faz com que eles reconstruam seus campos no turno seguinte ou até mesmo permitem que seus campos não sejam abalados com facilidade! Vejamos novamente o Dragon Rulers: O deck era capaz colocar na mesa o xyz Mecha Phantom Beast Dracossack, e seu efeito fazia com que ele não fosse removido do campo facilmente.
Outro Deck bastante resistente é o Burning Abyss onde Todos os Monstros fazem efeitos quando são eliminados, ou trazendo mais soldados para o campo de batalha ou repondo seu arsenal para garantir suas jogadas no turno seguinte.
Vantagem de Cemitério
Imagine agora um conceito totalmente novo da guerra, imagine os soldados mortos no campo de batalha, estes estão se levantando e voltando a luta, ou seus espíritos estão ajudando os demais soldados a lutar, dando armas para os companheiros e debilitando os soldados do adversário. A ultima das vantagens pode ser a mais esquecida principalmente por parecer irrelevante.
a vantagem de cemitério existe apenas em alguns decks, muitos deles fazem uso de uma carta falada no ultimo post da serie, o Foolish Burial, esse é um dos motivos da carta estar limitada, e ligando os pontos veremos que é por este motivo que o Mathematician também esta caminhando na linha da ban
list
.
Agora, existe uma carta capaz de lhe conceder uma vantagem considerável de cemitério e ainda adicionar uma carta a sua mão?
a carta Painfull Choice esta na ban list justamente por isso, sua capacidade de enviar as cartas chave para o cemitério e ainda por cima dar a escolha difícil a seu oponente de lhe dar uma das cartas escolhidas, porém não há por que ter medo dela, pois ela esta na ban list a quase 10 anos e não sairá de lá tão cedo!
Como eu disse poucos são os decks capazes de tirar proveito das cartas do cemiterio, mas por incrivel que pareça é aqui que novamente o deck Dragon Rulers brilha, e essa talvez seja a sua maior vantagem e o motivo pelo qual o deck Infernoid foi temido quando anunciado, pois este possuía uma mecânica similar ao Dragon Rulers.
O deck mandava monstros para o cemitério de diversas formas para depois reaproveitá-los com sua forca máxima!!
para isso o deck usava a primeira e unica carta de campo a ser banida na lista, a carta Dragon Ravine, um Foolish Burial por turno que alem de enviar um dragão do deck pro cemitério, enviava também um potencial food dos Dragon Rulers da mão.
não existia diferença entre cemitério e deck no Dragon Rulers, o cemitério se tornava um segundo main deck, isso foi o que tornou os dragões elementais tão temido e talvez essa seja a principal característica dos decks Tier 0, a sua sinergia total entre as três dimensões do jogo, o Campo a Mão e o Cemiterio, e é sobre isso que falaremos no próximo post!!!